Make your own free website on Tripod.com

Glossário S-Z

Sacrifício

Certas cartas pedem que você sacrifique uma carta na jogada; normalmente isso é uma parte do custo para produzir um certo efeito. Você pode sacrificar somente cartas que controla e pode sacrificar uma carta que está indo para o cemitério (desde que o efeito que pede o sacrifício seja permitido no momento). As cartas sacrificadas são enterradas imediatamente, não podem ser regeneradas. Um sacrifício é um custo, portanto se realiza instantaneamente assim que for declarado; não pode ser evitado por outros efeitos. Mesmo se a carta que pede o sacrifício for anulada ou destruída, o sacrifício ainda vai se realizar. Um sacrifício não é um efeito com alvo.

Série

Uma "série" ou "pilha" é uma série de efeitos rápidos que se acumulam quando os jogadores interrompem ou respondem às mágicas um do outro. As séries se realizam com a regra de "último a entrar, primeiro a sair" para todos os efeitos. Todos os danos causados às criaturas ou jogadores se aplicam quando a mágica que causar os danos for feita e as criaturas mortas (ou destruídas com outros meios) vão para o cemitério imediatamente. Os efeitos de regeneração e de cemitério são verificados quando isto acontecer.

Teia

Um termo usado para descrever a capacidade que algumas criaturas não-voadoras têm de bloquear criaturas voadoras.

Terras Natais

Expansão que, entre outras coisas, contém algumas das mais interessantes espécies do multiverso Magic de Domínia.

Terreno

Terreno é um tipo de carta que normalmente produz mana. Em geral, você pode baixar somente uma carta de terreno na sua vez de jogar. O terreno é incolor e é permanente, mas nunca é uma mágica. Quando uma mágica transforma um terreno em qualquer tipo de terreno básico - planície, ilha, pântano, montanha ou floresta -, este terreno perde as suas habilidades originais e passa a ter todas as propriedades do novo tipo, inclusive a cor do mana produzido. Compreenda que terreno não é mana e mana não é terreno; o terreno é somente a fonte mais comum de mana. Virar um terreno para obter mana é sempre uma jogada de fonte de mana; virar um terreno para qualquer outro efeito é apenas um efeito rápido normal. Baixar um terreno não é fazer uma mágica, portanto não segue as regras das mágicas em relação ao tempo. Também não é uma interrupção. Você não pode "responder" se o oponente baixar um terreno e você não pode baixar um terreno como resposta a uma ação de um oponente ou quando uma mágica estiver sendo feita. Quando for virado um terreno, todos os efeitos contínuos que tenha ainda estarão ativos e todos os efeitos que não incluírem virar não podem ser utilizados ainda.

Terreno Básico

Um terreno básico é qualquer terreno dos cinco tipos básicos planície, ilha, pântano, montanha ou floresta.

Travessia de Terreno

Uma criatura com a habilidade de travessia de terreno - ou travessia de pântano, de floresta e assim por diante - não pode ser bloqueada se o oponente tiver baixado qualquer terreno daquele tipo. Nem pode ser bloqueada por outra criatura com a mesma habilidade.

Turno

Cada turno, ou vez, de jogar consiste em seis fases. Quando termina a vez de um jogador, a vez do outro jogador começa imediatamente. Não há intervalo "entre os turnos" para usar efeitos rápidos. Algumas mágicas podem ser usadas durante a vez de qualquer jogador; outras somente durante a própria vez. Os efeitos que se esgotam no "final do turno" duram até a fase da limpeza desta vez, seja de quem for a vez.

Veneno

Um termo usado para descrever a capacidade de algumas criaturas de dar a um jogador ao qual elas causam danos um marcador de veneno. Se o jogador tiver dez marcadores de veneno, perderá imediatamente, mesmo se o oponente tiver pontos de vida negativos. Não importa se os marcadores vierem de várias cartas diferentes ou da mesma.

Vida

Cada jogador começa um duelo com uma certa quantidade de pontos de vida. Cada ponto de dano que ele sofrer subtrai 1 ponto de vida se ele não conseguir prevenir ou redirecionar. Se um jogador tiver menos de 1 ponto de vida no final de uma fase ou no começo ou final de um ataque, este jogador perde o duelo. Você pode ir para menos de zero ponto de vida e não perder - se conseguir recuperar pontos de vida suficientes para ficar com mais de zero ponto de vida antes do final da fase. Não há limites para ganhar ou perder pontos de vida; é possível (mas improvável) que um jogador tenha 100 ou 1.000 (ou mais) pontos de vida no final de um duelo.

Vida Total

A quantidade de pontos de vida que um duelista tiver num dado momento.

Virada

Uma carta de lado é chamada de carta "virada". Artefatos não-criaturas permanecem totalmente desativados enquanto estiverem virados, mas as criaturas e os terrenos virados ainda funcionam normalmente, apesar de as criaturas viradas não poderem nem atacar nem defender. Quando uma carta estiver virada, você não pode usar nenhum dos efeitos desta carta que tiverem no custo de ativação.

Virar

Virar um permanente quer dizer virá-lo de lado. Muitas cartas com habilidades ou efeitos requerem que se vire uma carta para pagar uma parte ou todo o custo para usar esta habilidade ou efeito. Isto é representado pelo desenho da seta no custo de ativação. Observe que somente virar a carta não produz o efeito; o controlador da carta tem que anunciar que está usando um efeito e então virar a carta para pagar o custo da ativação. Se a carta for virada por outro motivo, a habilidade não se ativa.

Voador

Uma criatura voadora (por habilidade) somente pode ser bloqueada por outra criatura voadora (ou com a "habilidade" da teia). Observe que você não pode fazer as suas criaturas voarem baixo e permitir que elas sejam bloqueadas, mesmo se valer a pena para você. As criaturas voadoras não podem bloquear criaturas não-voadoras; nem ser bloqueadas por elas.

Você

As cartas que usam o termo "você" ou os respectivos possessivos "seu /sua" no texto se referem sempre ao atual controlador da carta. Se uma carta afetar somente "você", não pode afetar as suas criaturas. Por exemplo, um Círculo de Proteção - que disser "evita todos os danos contra você" - pode somente parar os danos ao jogador, não os danos às criaturas do jogador.

Home Glossário A-B Glossário C-D Glossário E-F Glossário G-M Glossário N-R Glossário S-Z

Combos Glossário Habilidades ICQ99b News Iniciando em Magic Lista de Cartas ICQ List - Magic Brasil Onde comprar? Sequência do Jogo Sugestões